A Duquesa Feia é o terceiro volume da série Contos de Fadas da autora Eloisa James. Neste livro a autora faz uma releitura do conto O patinho feio, e arrasou! Fiquei bastante surpresa pois ainda não tinha lido nenhuma releitura de O patinho feio, pois de Cinderela e A Bela e a Fera tem aos montes, inclusive o primeiro volume se chama Quando a Bela domou a Fera, e o segundo volume se chama Um beijo à meia-noite, ambos já tem resenha aqui no blog e me fizeram virar fã da autora. Em A Duquesa Feia acompanhamos a história de Theodora Saxby, uma garota que possui um gigantesco dote. O seu pai faleceu quando ela era muito nova, e assim, o melhor amigo dele, o Duque de Ashbrook ficou por tomar conta do dote da garota, mas ela só poderia se casar com o aval da mãe, a Sra. Saxby. A mãe de Theo adora encher a filha de babados, e cá entre nós, tem sempre alguma roupa que não combina conosco e nos torna feios ou ridículos, e é isso que acontece com Theo. Acredito que as características físicas dela não são marcantes, mas as roupas que ela usa a tornam feia.
Ela mora junto com James Ryburn filho do conde de Ashbrook, e o solteiro mais cobiçado de Londres. Os dois são melhores amigos, mas James percebe que sempre amou Theo quando seu pai lhe obrigada a casar com ela por dinheiro. Ele não quer fazer isso, pois seria o mesmo que trair a amiga, mas seu pai já havia perdido toda a fortuna da família e estava gastando o dote de Theo escondido, e para que ele não fosse descoberto e preso, o Duque pede a seu filho que case com Theodora, mas para que o pai não faça mais tolices ele diz que aceita somente se o Duque passar toda a herança para o nome de James. James de fato ama a garota, mas mesmo que ele escolhesse se casar com ela sob livre e espontânea vontade, ficaria parecendo que foi por dinheiro. Mesmo assim, ele faz uma declaração pra ela – meio bêbado – e a pede em casamento. Para a sua surpresa, Theo aceita. Os dois ficam casados por dois dias, e são os melhores dias de sua vida. Há um romance sensual entre eles, no entanto, em uma conversa de James com o pai, Theo acaba descobrindo tudo e assim manda James embora e diz que vai cuidar da propriedade sozinha. Até o Duque ela manda embora. James pega um navio – único pertence que Theo deixou para ele – e começa a viajar, enquanto Theo abre uma fábrica de cerâmica e uma tecelaria. Os anos vão passando e cada um vai mudando, James se torna um corsário – piratas que atacam piratas – e Theo começa a ficar famosa com os seus negócios, mas se torna um mulher solitária. Theo e James ficam separados por sete anos, e só após James quase morrer é que ele retorna para reatar o casamento.
Não vou me alongar mais na história ou acabarei fazendo com que a leitura perca a graça. Eu li todas as 272 páginas em um único dia, e parece que com a Eloisa James isso é muito fácil de acontecer. A escrita dela é muito envolvente e sensual, estou adorando!
O desenvolvimento de Theo é incrível, ela passa de menina mimada para uma grande empresária, no entanto, o fato de ela se tornar solitária me incomodou, principalmente depois que descobrimos que James acaba ficando com algumas mulheres em sua vida de pirata – ele não tinha intenção de voltar e considerava o casamento acabado, mesmo assim, não gostei de sua atitude. No entanto, eu senti que esse terceiro volume é um pouco mais fraco que os outros. Eu achei o final muito decepcionante, veja bem, James volta depois de sete anos parecendo um selvagem. Claro que Theo fica furiosa com ele, ainda mais que ela descobre que ele se deitou com outras mulheres. James não quer forçar nada com Theo, mas quer reatar o casamento e viver o resto de sua vida com ela. Acontece que eu estava esperando algumas cenas hot que fizessem esse casamento reatar, afinal, a química entre os dois era bem palpável, mas a conciliação é… mais na conversa… Enfim, não gostei muito do final, mas há quem goste. A leitura é muito boa e divertida, além de ter toda aquela coisa de “o patinho feio vira um cisne”. James nunca considerou Theo feia, ele sempre a achou linda, mas toda a Londres chamava ela de “A Duquesa Feia”.
A leitura é muito leve e adorei muito! Só esta questão no final que eu faria de outro jeito, o hot no início do livro é muito melhor do que teve no final. Me pareceu que a autora estava com receio de algo… não sei. Mesmo tendo me decepcionado recomendo muito a leitura, afinal, A Duquesa Feia é para dividir opiniões.
Você já leu este livro? Me conta o que achou! Adicione no Skoob | Compre o livro