Hoje trago a resenha do livro “O Mendigo”, do autor Carlos Santhyago, que está sendo lançado pela Editora Sekhmet, nossa parceira.
A história inicia-se com alguns amigos em uma mesa de bar, que veem um mendigo passando por ali e o chamam para conversar. Tudo até aí é muito simples, os jovens pedem para ver as coisas que o mesmo conseguiu achar e acabam fascinados por seus objetos. Depois de um tempo, Edison, que estava no grupo de amigos, encontra-se no meio de um terrível temporal e é ajudado por este mesmo mendigo, chamado Thomas. Após esse ocorrido, ambos acabam virando grandes amigos e encontrando-se diariamente e, assim, começamos a conhecer melhor a vida de Thomas, que acaba sendo uma pessoa muito importante na vida do nosso protagonista. A história é curta, mas deixa claro o quanto Thomas é um homem de caráter, sendo ajudando os demais da maneira que pode e dizendo muitas palavras de conforto na maior parte do tempo. Também é um homem que está sempre sorrindo, apesar das dificuldades e esse é um dos motivos pelo qual acaba tendo uma forte amizade com Edison, que é um homem que tem uma vida agitada e acaba notando como é sua vida após conhece-lo. Confesso que, apesar de ser uma história linda, também há um “porém”. O fato do personagem ter dinheiro em algumas é uma coisa um tanto questionável, pois não nos é contado como ele consegue isso. Talvez o escritor não tenha se importado com isso, pois, já que Thomas é um personagem bom, consiga bastante ajuda por conta disso, mas eu gostaria de uma explicação.
Também não fui convencida com suas boas atitudes, isso para mim não é algo que conte a realidade como ela é. Sabemos que na vida real quase ninguém é assim e acho que esse é um ponto fatal na leitura, algo que nos aproxima ou distancia totalmente do personagem, não há meio termo. Os capítulos também passaram um pouco rápido, fazendo com que eu não sentisse ligação com os personagens, e isso é algo me me incomoda bastante ao ler um livro. Enfim, não digo que a leitura não foi proveitosa, realmente gostei, pois é uma história que nos faz refletir sobre a vida que temos, pois, na maioria das vezes, assim como Edison, não notamos sua beleza por descuido. O autor merece ser lido, pois traz frases que nos fazem pensar o quanto poderíamos melhorar como pessoa e cidadão, sendo uma ótima maneira para rever nossas atitudes com os demais. Espero que tenham gostado da resenha, beijos e até a próxima!