Olá geeks, tudo bem com você? Hoje venho falar de um assunto bem importante e que pode interessar muita gente, o Financiamento Coletivo. Sabe aquele projeto que você tem certeza que vai ser um sucesso, seja um livro, evento, show, etc. Mas você não tem aquela grana para começar? Este post irá te ajudar. Venha conhecer vários sites de financiamento coletivo e escolha o que melhor se adéqua ao seu projeto.
O financiamento coletivo (crowdfunding) consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa.
É basicamente isto, mas no geral para cada tipo de arrecadação (valor) você dá uma recompensa. Por exemplo, você quer lançar um livro por conta própria ou até mesmo por alguma editora, mas não consegue pagar o valor que a editora pediu. Você pode financiar o seu livro. Aqueles que querem ler o seu livro irão colaborar, e dependendo da quantia que a pessoa lhe ajudar ela ganha uma recompensa.
R$ 20,00 – Ganha o E-book R$ 30,00 – Ganha o E-book e o livro impresso.
Entendeu? Você escolhe o valor, quantas pessoas podem doar aquele valor, e a recompensa. “Ah, mas e se eu não atingir a meta?” Os apoiadores do seu projeto terão o dinheiro de volta. E se você conseguir atingir a meta, a plataforma pega apenas uma porcentagem deste dinheiro e te passa o resto. Mas esta regra vale apenas para alguns sites. Agora vamos conhecer os sites de financiamento coletivo.
O Bookstart é a primeira plataforma de financiamento coletivo focada no mercado editorial brasileiro. Apresentamos uma forma alternativa para publicação de livros usando o conceito de crowdfunding, ajudando autores e editoras a viabilizar seus projetos através da colaboração dos próprios leitores. Nosso propósito é reunir em um só lugar leitores, autores e editoras.
Esta plataforma é para você que quer financiar o seu livro. Lembrando que eles aderem a regra de tudo ou nada. Se você alcança a meta, você ganha o dinheiro, se você não alcança a meta o dinheiro é retornado para os apoiadores. Aqui você tem 60 dias para arrecadar o dinheiro. Para autores independentes Aqui no BookStart você pode contratar os serviços editoriais do próprio site, e isto inclui:
- Revisão do manuscrito
- Diagarmação
- Registros
- Capa (se preciso)
- Conversão para Ebook (se preciso)
- Impressão da Obra no número de exemplares que atenda a quantidade de Apoiadores da Campanha.
- Pagamento do frete para entrega de todas as recompensas.
Agora, se você já enviou seu original para uma editora, mas não tem o dinheiro, você pode escolher não contratar os serviços editoriais da BookStart e pegar apenas o dinheiro.
Regras de Remuneração:
Para quem não contratou os serviços da BookStar, se o seu proejeto for bem-sucedido eles ficam com 15% do valor arrecadado.
Para quem contratar os serviços da BookStart:
Para quem alcançou exatamente a meta: O BookStart fica com 35% do valor arrecadado, neste caso, 65% serão destinados à execução do projeto.
Caso o valor seja superior a meta: Aqui o valor superior a meta é chamado de “Valor a Maior”. Aqui o BookStart utilizará este “Valor a Maior” para cobrir custos adicionais relacionados à Campanha. E o restante do dinheiro, que é a meta, será dividido entre o lançador da campanha e o BookStart, sendo que o lançador fica com 65% do valor, e o BookStart com 35%. O dinheiro é repassado em até 45 dias contados da data final do projeto.
Por durante três anos, a BookStart irá receber 35% do saldo líquido de todos os itens vendidos, seja impresso, e-book, áudio, etc. Sendo que o lançador da campanha ficará com 65%.
Os projetos são enviados ao Catarse por Realizadores de diversas áreas sendo que cada um deles é completamente responsável pelo seu projeto. Eles gastam um bom tempo preparando um vídeo da campanha, bolandorecompensas atrativas para oferecer aos Apoiadores, pensando noorçamento do projeto e em como comunicá-lo para o público. Após essa etapa, o Catarse faz uma breve revisão das informações. Quando o projeto é aprovado, inicia-se a arrecadação e os Realizadores compartilham sua ideia com o mundo.
Aqui você pode também financiar o seu livro, mas também não só isso. Eventos, e vários outros projetos. Mas lembre-se, se você quer financiar um livro sugiro que use o BookStart porque o Catarse não oferece serviços editoriais, assim como não entrega as recompensas para os apoiadores, isso é com você! Lembrando que eles aderem a regra de tudo ou nada. Se você alcança a meta, você ganha o dinheiro, se você não alcança a meta o dinheiro é retornado para os apoiadores. Aqui você tem 60 dias para arrecadar o dinheiro. O Catarse cobra 13% da quantia arrecadada caso o realizador alcance a meta.
Vale ressaltar que o Catarse não é responsável pelo financiamento, divulgação, execução, nem pela entrega de recompensas dos projetos inscritos.
Aqui na Kickante, temos campanhas diversas com metas variadas, possibilidade de pagamento de contribuição diversificado (oferecemos até mesmo contribuição parcelada!), não cobramos para campanhas serem lançadas, e não cobramos taxa para quem quer contribuir. Além disso, mantemos nosso custo administrativo bem baixinho mesmo, para ajudar a focar nas campanhas que são lançadas conosco.
Eu já conhecia o Kickante, e assim como o Catarse você pode financiar livros e projetos, mas ele não oferece serviços editoriais e o envio das recompensas é de responsabilidade do criador da campanha. Cobra 15% sobre a arrecadação em campanhas flexíveis que não tenham alcançado a meta ou 12% nos projetos bem-sucedidos. Aqui você tem 60 dias para arrecadar o dinheiro.
Reúne iniciativas em categorias como cidades, cultura e arte, educação, inclusão social, saúde e bem-estar. O site não recebe nenhuma comissão do dinheiro arrecadado. O que eles cobram são as taxas de transação financeira que é de 4%. O envio das recompensas é de responsabilidade do criador da campanha.
O Queremos! é uma plataforma que possibilita você, o fã, ajudar a decidir quais bandas quer ver na sua cidade e realizar campanhas de financiamento coletivo (crowdfunding) para confirmar os shows.Visite os perfis dos seus artistas favoritos, clique o botão “Eu Quero!” para mostrar que quer vê-lo tocar em sua cidade. Peça para os seus amigos fazerem o mesmo.
Você será alertado quando começar uma campanha para trazer uma banda que você pediu na sua região. Quanto mais gente pedindo, maiores as chances de um show acontecer!
Aqui você pode pedir shows de bandas e ajudar para que isso aconteça! Achei muito legal a iniciativa.
E aí, o que você achou do Financiamento Coletivo? Eu particularmente adorei o BookStart pois ele pode ajudar autores independentes, ou até mesmo autores que já fizeram um orçamento com alguma editora, mas não tem dinheiro o suficiente para pagar.